Capítulo 96 – É o que somos.
- DELL DECAGOL
- 1 de jan. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de fev. de 2022

um dia do mês de julho de 1995, há, cerca de 10 militares de serviço, nas posições operacionais de proteção ao voo, em uma base militar. Nesta época o balizamento de iluminação de pista de pouso e decolagem, na referida base, era precário, ou melhor, não adequado.
Também, o mesmo local, tinha deficiências na parte de geradores de energia, principalmente em caso de emergência.
Os militares que serviam nessa localidade eram treinados para em caso de necessidade extrema, de falta de energia, como apoiar o pouso de aeronaves no período noturno. Um dos procedimentos de emergência era que estes militares poderiam acender alguns tambores com materiais inflamáveis, que estavam previamente colocados ao lado da pista, para apoiar o pouso de alguma aeronave que viesse a pousar no período noturno.
Então, como foi dito anteriormente, neste dia de julho todas as operações já haviam sido encerradas. Quando um militar de serviço de prontidão avistou um objeto na direção da pista de pouso por volta das 00h30min. Este militar correu e acionou os outros que estavam no alojamento relatando que havia uma aeronave nas imediações do aeródromo e possivelmente deveria esta em emergência, pois não havia nenhum informe de operação noturna ou chegada de alguma aeronave; já que todos os procedimentos deste tipo são informados com bastante antecedência.
Diante do exposto, este militar informou que em caráter emergencial, já que não daria tempo hábil para acender os balizamentos, para ser efetuado o pouso de emergência, iria colocar o veículo com as luzes acesas na cabeceira da pista para que a aeronave pudesse ter uma orientação no pouso.
Então o militar se dirigiu para uma cabeceira da pista e acendeu os faróis. Contudo, uma coisa surpreende ocorreu: a aeronave que parecia um balão iluminado parou em cima da cabeceira da pista oposta.
O militar então acionou o veículo e se dirigiu para a cabeceira. Então a aeronave que se encontrava na altura da cabeceira ascendeu a uma altura de 100 metros ficando a cima da viatura e está teve deus motores desligados, após alguns segundos a aeronave se deslocou com uma velocidade absurda para a cabeceira oposta, onde ficou parada por cerca de 1 minuto. Após esse período de tempo, a aeronave começou a subir até desaparecer completamente sem fazer nenhum barulho de motor a não ser um ruído que lembrava assobio ou um som de alta voltagem.

Lembrando que o espaço aéreo, onde essa base é situada, é restrito e o voo qualquer aeronave é proibido a não ser que tenha autorização de uma determinando comando aéreo. Esta restrição consta nas cartas e documentações aeronáuticas.
Este inusitado incidente foi reportado a um órgão responsável por tais eventos. (COMD....A)
コメント